Radiadores
Os radiadores são o componente responsável pela troca de calor do fluido com a temperatura ambiente. Eles dissipam o calor gerado pelos componentes do computador, como a CPU através do CPU Block, da GPU através do GPU Block e até de componentes como SSD e memórias se você quiser.
É o radiador que vai deixar o seu PC frio, pois essa é exatamente a sua tarefa. Quanto maior for a área para trocar calor com o ambiente, maior vai ser a quantidade de calor que você vai conseguir trocar.
Quanto maiores, mais grossos e de melhor qualidade forem os radiadores, menores vão ser as temperaturas do fluido, temperatura essa que está diretamente ligada a temperatura do hardware.
Colocar vários radiadores também é um técnica inteligente! E aqui o único limite é o seu gabinete, pois é totalmente possível montar um projeto com 2, 3, 4 ou até 5 radiadores.
Lembrando apenas que quanto mais radiadores você usar, maior vai ser a restrição do sistema, então você também vai precisar escolher uma bomba adequada. (leia o artigo sobre bombas)
📌 Radiadores de Alumínio: https://www.powerupinfo.com.br/water-cooler-custom/radiador/radiador-de-aluminio/
📌 Radiadores de Cobre: https://www.powerupinfo.com.br/water-cooler-custom/radiador/radiador-de-cobre
Materiais, Montagem e Fans
Sabe-se que o Cobre é um nobre condutor de calor, um material com condutividade muito maior do que a do alumínio, sendo o segundo material utilizado para produzir radiadores.
Embora que, na prática a diferença de condutividade do cobre e do alumínio seja enorme, na prática, quando utilizados em water coolers, a diferença de desempenho se mostra pequena.
Comparando 2 radiadores de 360mm com exatamente a mesma espessura, o radiador de cobre vai conseguir deixar o seu CPU de 3 a 4 graus mais frio do que a verão de alumínio.
O Cobre também é um material mais rígido, com ele acaba tornando o radiador mais robusto e menos suscetível a ter aletas tortas ou roscas de parafuso espanadas.
Diferente do espalhado por aí por falsos intelectuais, a posição em que o radiador é instalado no sistema de water cooler pouco importa. Na prática, não existe diferença perceptível entre instalar o radiador com as conexões para cima ou para baixo.
Também não existe NENHUM problema em instalar o radiador na parte inferior do gabinete, se o seu gabinete tiver espaço para isto, use-o!
Também como já conversamos, o radiador realiza a troca de calor com o ar ambiente. E isso só é possível com a ajuda das FANS, que podemos considerar com bombas de ar. Sem usar fans nos radiadores, nenhum water cooler teria uma boa eficiência.
Então se tratando das fans assim como falamos dos radiadores, quanto maior for o CFM que elas conseguirem entregar, maior vai ser o rendimento dos radiadores e menores as temperaturas do sistema. Nós da PUWC recomendamos fans de no MÍNIMO 60CFM, pois valores abaixo disso limitam a performance do projeto.
Qual Radiador Escolher?
Radiadores são um tema complicado, porque aqui eu poderia simplesmente dizer: Quanto mais e melhores, melhor!
Porém sabemos que o orçamento sempre é finito, e com isso precisamos fazer as melhores escolhas. Nesta etapa você já deve estar ciente que os radiadores são de extrema importância para um sistema frio.
Montar um WC Custom com apenas 1 radiador talvez não seja o mais interessante, pois o radiador acaba sendo uma das partes mais baratas do projeto.
Então muitas vezes com R$300,00 você consegue adicionar um segundo radiador e montar um KIT de 720mm que teoricamente é capaz de dissipar o DOBRO do calor e deixar a sua máquina relativamente mais fria.
Falando sobre espessura, hoje na PUWC você encontra modelos com 28mm, 32mm, 45mm e 65mm. Como citei acima, quanto maior a área de troca de calor, melhor o desempenho correto?! Indicar aqui o radiador ideal para cada CPU é difícil, pois o FRIO para alguns, pode ser QUENTE para outros.
Se fosse para dar uma indicação universal, usar 2x radiador de 360mm já garante qualquer processador do mercado trabalhando abaixo dos 70 graus em games.